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quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #15 - A Nintendo Dispara, Playstation e Xbox Brigam


Iaaaaaêêêêê galeraaaa!!! Fiquem aí com um novo episódio!!


A Nintendo Dispara, Playstation e Xbox Brigam



Em maio de 2005, no canal MTV, ocorreu o Xbox Revelation, um programa que anunciaria o lançamento do novo console da Microsoft, o Xbox 360, tendo mais informações reveladas no mesmo mês, durante a E3 de 2005.


Uma dessas informações era a nova mídia adotada para o Xbox 360, o HD DVD, fruto de uma parceria entre a Microsoft e a Semp Toshiba, o qual suportava até 9,4 gigabytes, o dobro do DVD.

Foi também o primeiro console a ter uma saída de HDMI, um cabo que ligado a uma TV HD ou Full HD, poderia reproduzir jogos com qualidades de até 1080p. Outra melhoria foi o aumento considerável do tamanho, estabilidade e qualidade da Xbox Live, a qual agora se comportava como um tipo de rede social, e também suportava microfones, assim dava-se para jogar online com amigos enquanto conversa com eles.



O Console foi lançado ainda em 2005, um ano antes das suas concorrentes Nintendo e Sony, sendo, assim a estreante da 7ª Geração. Porém, ter lançado o console cedo demais acabou acarretando em problemas com sua produção. Estima-se que cerca de 73% dos consoles produzidos no lançamento tiveram o problema das “Três Luzes Vermelhas da Morte”, o qual caracterizava-se pelo superaquecimento do console, fazendo-o parar de funcionar. Para se desculpar com os consumidores, a Xbox estendeu a garantia do aparelho, dando, assim, mais chances do consumidor não perder o console de vez.

O console fez bastante sucesso, não só por ser o primeiro grande console da 7ª Geração, mas também por seu preço barato de 300 dólares, a sua rede online bem organizada e seu periférico, o Kinect (lançado em 2010), um dispositivo que detecta movimento.

O Xbox 360 vendeu até julho desse ano, cerca de 81 milhões de unidades, e seu jogo mais vendido foi justamente um que vinha com o Kinect, o Kinect Adventures, com 20,4 milhões de cópias vendidas.


A versão original é branca,
mas essa é mais bonita :3 (que gay)
Na E3 de 2006 finalmente são revelados os consoles da Sony, o Playstation 3, e o da Nintendo, o Nintendo Wii. A Nintendo prometia algo de especial, dizia que iria revolucionar o mercado de games (tanto que antes de Nintendo Wii, o console se chamaria Nintendo Revolution), e tudo foi explicado na E3 de 2006, onde foi revelado que o console contava com um controle em formato de bastão que detectava o movimento, estimulando a produção de jogos em que você se mexia, atiçando o mercado casual, ou seja, de pessoas que jogam só por diversão,, sem                                         compromisso.



Isso chegou a gerar uma polêmica, pois acusavam a Nintendo de ter um descaso com o público gamer, e que ela havia focado em um mercado infantil. Outra polêmica da Nintendo foi que o seu console não tinha um cabo HDMI, e que sua mídia era o DVD usado pela Sony e Microsoft na geração passada. Entretanto, dessa vez a Nintendo produziu um console que lia os dois lados do DVD, aumentando sua capacidade de armazenamento agora para 8,5 gigabytes se usados os dois lados do disco.




Um dos principais pontos fracos do Wii foi a sua baixa potência, sendo somente um pouco superior ao seu antecessor, o GameCube. Ele nem se comparava ao Xbox 360. Isso acabou afastando as empresas que lançavam jogos multiplataformas, fazendo a Nintendo ter que lançar os seus próprios games, e as Third-Parties que queriam lançar jogos para o Wii tinham que deixá-los bem simples para que eles rodassem no console.

O foco no mercado casual acabou dando à Nintendo um maior público, fazendo-a, mesmo afastando os gamers, atingir uma maior parcela dos consumidores, deixando, assim, o Wii no 3º lugar dentre os consoles mais vendidos do mundo, com 104 milhões de unidades vendidas. Seu jogo mais vendido, como sempre, foi o que já vinha com o console, que no caso era o Wii Sports, com cerca de 82 milhões de unidades vendidas, sendo o 2º jogo mais vendido de todos os tempos.



E por fim, a Sony. A Sony anunciou seu Playstation 3 durante a E3 de 2006, a mesma em que a Nintendo anunciou seu Nintendo Wii. Todos esperavam algo impressionante vindo da Sony, já que foram surpreendidos nas duas últimas gerações. Eis que a Sony mostra o Playstation 3, esse que contava com um processador muito potente, diferente de todas as outras empresas. Outra coisa impressionante foi a mídia escolhida, o Blu-Ray, fruto de uma parceria entre a Sony e a Panasonic.



O Blu-Ray era muito mais resistente que o DVD, sem falar na sua enorme capacidade de armazenamento de 25 gigabytes (algum tempo depois chegando a 50). Outro fato que chamou a atenção no PS3 foi o seu controle, o qual não mudara muita coisa desde o PS2, mas agora ele tinha uma tecnologia semelhante ao controle do Wii, chamada Sixaxis, um dispositivo no controle que detectava o seu movimento. Ele foi embutido após a Nintendo anunciar seu controle revolucionário para o Wii.




"A próxima geração não vai começar até que nós dissermos que começou" (Kazuo Hirai, presidente da Playstation, 2006)





Tudo iria bem para a Sony, ela teria todo o mercado para si, porém, três coisas acabaram com tudo isso. A primeira foi a sua campanha de marketing extremamente bizarra, contando até com um comercial em que um boneco de um bebê com olhos negros chorava, era realmente assustador. Outro ponto foi a sua nova arquitetura de programação, pois, apesar de ter um chip que aumentava a potência de seu console, o Playstation 3 era bastante difícil de programar, o que acabou afastando algumas desenvolvedoras.


E por fim, o ponto crucial para o fracasso do console, seu preço. Ele vinha em duas versões iniciais, uma com 20 gigabytes de memória ROM e outra com 60. A de 20 custava 500 dólares e a de 60, 600, o dobro do Xbox, fazendo, assim, os consumidores migrarem para o Xbox 360, já que custava muito menos e suas diferenças de potência não eram lá grande coisa já que a dificuldade de programar para o Playstation 3 “piorava” os jogos.


Tudo ia de mal a pior para a Sony, porém, em 2009 ela começou a tomar atitudes de mercado bastante interessante, as quais fizeram a Sony voltar à tona e até mesmo superar por pouco as vendas do Xbox 360 na reta final da 7ª Geração. A Sony começou a ter apoio de grandes produtoras cinematográficas de Hollywood, como a Warner Bros e a Disney, elas apoiavam o Blu-Ray para que fosse uma mídia usada em filmes, trazendo assim uma melhor qualidade de áudio e imagem.

Outra grande atitude da Sony foi investir em acessibilidade, trazendo o console e seus jogos localizados para vários outros países, os quais a Microsoft não tinha tanta força, como aqui no Brasil. Finalmente, após muitas décadas, os brasileiros tinham jogos dublados e legendados em português. E após ver o mercado que estava perdendo, a Microsoft correu atrás e tomou as mesmas atitudes da Sony, aumentando a concorrência entre as duas.


A Sony também passou a apoiar estúdios terceirizados, tais como a Ubisoft, e fazê-los colocarem conteúdos adicionais no Playstation 3, como fases extras, itens exclusivos e coisas do tipo.

Por fim, a maior decisão da Sony foi investir em jogos exclusivos, trazendo grandes franquias que motivavam os gamers a comprarem um Playstation 3 somente para jogá-las. Grandes exemplos são God of War 3, Uncharted, Little Big Planet e inFAMOUS.





Vale também lembrar que a Sony criou duas novas versões do Playstation 3 durante a 7ª Geração para baratear o seu preço, fazendo-o custar, atualmente 200 dólares.

Não achei um gráfico pronto, então tive que fazer um :/
Todas essas decisões devolveram a popularidade à Sony, a qual havia ganhado nas últimas gerações, fazendo-a superar as vendas do Xbox 360 com 2 milhões a mais de consoles vendidos, totalizando 83 milhões. Com isso acaba a 7ª Geração de consoles em 2012, deixando todos esperando para o que a Sony iria criar na 8ª Geração.

Tchau!!!

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