Para os que adoram games antigos

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #8 - O Crash de 83

Iaaaaaaêêêêê galeraaaaa!!! Não tenho o que falar aqui, então fiquem aí com esse capítulo!!!
Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #7 - O Grande Boom da 2ª Geração de Consoles

O Crash de 83


Com o Atari e seus clones a indústria de games tornava-se cada vez mais rentável, atraindo diversas empresas para investirem nela, porém tinham um total descaso com a comunidade gamer, pois achavam que qualquer jogo, sendo ele bom, ruim, original ou até uma cópia, venderia o suficiente para lucrarem.





"Quando todas essas empresas viram que tinha um mercado para vídeo games, elas simplesmente inundaram o mercado com muitos jogos. Haviam algumas empresas que realmente queriam mostrar que tinham jogos excepcionais, mas depois, pra cada jogo incrível, haviam 100 jogos muito ruins." (Craig Harris, aos 33:00 minutos em Vídeo Game – O Filme, 2014).





Com todos esses jogos ruins a indústria começou a ficar saturada. Ninguém mais queria comprar jogos, pois sabiam que havia uma grande chance de não gostarem deles. O ápice de tudo isso foi em 1983, quando a Atari, após ver o sucesso que o filme “E.T. o Extraterrestre” fez, fechou um contrato com a Universal Studios para ter o direito de produzir um jogo do filme e lança-lo no natal, aproveitando-se assim do sucesso do filme e da oportunidade de vender o jogo como presente.





O único porém era que haviam somente cinco semanas para produzirem o jogo, o que levou em um fracasso total, o game era tão ruim que muitos o consideraram como impossível de se jogar. A Atari, porém, não se importava com as críticas e produzia mais e mais cartuchos do jogo. Tudo isso resultou num prejuízo gigantesco não só para a Atari, mas também para toda a indústria dos games. Foi aí que a Atari coletou todos os cartuchos possíveis de E.T. e outros jogos sem sucesso e os enterrou no deserto do Novo México, nos Estados Unidos, alegando que eram cartuchos defeituosos, coisa que foi desmentida alguns anos depois pela própria empresa.


Assim, todas as empresas que produziam jogos para Atari na época faliram ou focaram em outra área, que em sua maioria eram os fliperamas ou a informática, o que marcava no final de 1983 o grande Crash da indústria dos games, que morria ali mesmo.

Tchau galeraaaaa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário