Para os que adoram games antigos

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #7 - O Grande Boom da 2ª Geração de Consoles

Iaaaaaêêêêê galeraaaaa!!!! Desta vez sem atrasos!!! Fiquem aí com o 7º capítulo da série!!
Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #6 - O Nascer de uma Gigante

O Grande Boom da 2ª Geração de Consoles

A 2ª Geração foi marcada pelo surgimento de vídeo games com microprocessadores, os quais permitiam melhores jogos no mercado. Ela começou em 1976 e terminou em 1983.



Em 1976 foi lançado o Fairchild Channel F pela Fairchild Semicondutor, o primeiro vídeo game da 2ª Geração, e o que trouxe o conceito que leva-se até hoje de que os consoles são plataformas para os jogos, ou seja, você compra ele para rodar os jogos e depois compra os jogos separadamente, abrindo, assim, portas para empresas que produziam arcades para fliperamas produzirem jogos para consoles.


O Fairchild Channel F fez um tremendo sucesso em seu lançamento, pois era bastante inovador, tanto pela forma de se jogar (comprando cartuchos), quanto pelos seus gráficos (imagem do jogo) serem muito mais avançados em relação às concorrentes, pois além de permitirem uma quantidade maior de pixels na tela, tinha jogos com cores.

Porém o sucesso de Fairchild durou apenas um ano, pois em 1977 a Atari lançou a Atari 2600, o qual também usava o sistema de cartuchos da Fairchild, porém tinha um melhor processador e carregava o nome da marca Atari. E assim, mais uma vez, inicia-se uma febre no mundo dos vídeo games, mas desta vez uma febre de jogos de consoles.

O Atari 2600 vendeu 30 milhões de unidades, um absurdo para a época, e com um público gigante e uma facilidade para criar jogos vieram milhares de games, porém, todos para a plataforma do Atari 2600. E como seriam poucas as empresas que produziriam jogos para outras plataformas, foram feitos consoles clones do Atari 2600, os quais rodavam os mesmos jogos com os mesmos processadores, mas tinham uma “casca” diferente.

Como o Atari só foi lançado oficialmente no Brasil seis anos após o lançamento oficial nos Estados Unidos, os clones dominavam o mercado de consoles brasileiros. Os consoles clones do Atari 2600 brasileiros de maior sucesso foram o Dactar (lançado pela Sayfi Eletrônica, o primeiro clone brasileiro), o Dynacom (lançado pela própria Dynacom) e o CCE Supergame VG-2800 (lançado pela CCE, o mais famoso).

Tchau galeraaaaa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário