Para os que adoram games antigos

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #6 - O Nascer de uma Gigante

Iaaaaêêêêê galeraaaaaaa!!! Segunda postagem de hoje, então vamos lá!!!

O Nascer de uma Gigante


Em 1962, no mesmo ano em que Spacewar! foi lançado, Nolan Bushnell, um engenheiro eletricista, conheceu-o e viciou-se no game, e, dois anos após a sua graduação, em 1970 tentou criar uma versão mais simples do Spacewar!, o “Computer Space” para vender para fliperamas, e em 1971 ele vendeu o projeto para Bill Nutting, dono da Nutting Associates, o qual o contratou para gerenciar a produção do Computer Space.


Computer Space





No final de 1971 o jogo foi lançado, porém teve um fracasso em suas vendas, estima-se que foram vendidas entre 500 e 1500 unidades. Mas isso não desapontou Nolan, que saiu da empresa e, junto ao seu amigo Ted Dabney, criaram uma empresa da qual chamariam de Syzygy, porém, como o nome já estava sendo utilizado por outra marca, mudaram para Atari.








A primeira criação da Atari foi o Pong, desenvolvido pelo engenheiro Al Alcorn com a ajuda de Nolan e inspirados no jogo de Tennis do Odyssey. O jogo era bem semelhante ao Tennis, dois retângulos, um de cada lado, rebatiam uma bola, e a cada vez que ela chegava à linha extrema do lado do adversário marcava-se um ponto.

A Atari construiu o jogo em forma de caixa, onde você tinha uma tela com o jogo e os controles logo abaixo, onde jogavam dois jogadores.



Um protótipo do game foi deixado num simples bar da Califórnia nos Estados Unidos, e em três dias Nolan recebeu uma ligação do dono do bar dizendo que a maquina estava com defeito. Chegando lá, ele descobriu que o problema da máquina não estava nos circuitos ou nada do tipo, e sim na entrada de moedas, pois haviam jogado tanto, que encheram a máquina com moedas.



Ciente do sucesso que o Pong teria, a Atari começou a vender o jogo para vários estabelecimentos, gerando assim, a “Febre do Pong”, a qual era caracterizada pelos lançamentos do console de mesa do Pong da Atari , o qual era o verdadeiro Pong e vários clones dessa versão, como o Coleco Telstar (lançado em 1976 pela Coleco, foi o que mais fez sucesso pelo seu baixo preço de US$ 50,00), Telejogo (lançado em 1977 pela Philips no Brasil) e o Color TV Game 6 (lançado em 1977 pela Nintendo, uma produtora de cartas japonesa que mais tarde faria muito sucesso).




Tchau!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário