Para os que adoram games antigos

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Quake

Sempre pensei que esse símbolo fosse
um prego na lua...
Iaaaêêêê galeraaaaa!!! Finalmente estou postando aqui a análise desse mês, e dessa vez, um mito, uma lenda, uma palavra (uma vírgula também), Quake!!

Quake é um game de FPS lançado pela ID Software (Doom, Wolfstein 3D, Heretic e outros FPSs) em 1996 para Amiga (aaaii, Amigaaaaa!!), PCs, Nintendo 64 e Sega Saturn (como assim não saiu pra PS1??), e, como se trata de um grande clássico, teve versões pra celulares e atualmente parece estar de graça na Steam!!

O nosso parceiro "The Nite Games" tem o download do Quake, pra baixar clique aqui: Quake


A história do game não é muito bem trabalhada (típico dos games de FPS da época e de agora também) mas, pra galera de antigamente, era uma coisa digna de prêmios:
E você pensando que os teletransportadores
teriam um design estilo Tron...

Num futuro não tão distante (ou não) cientistas militares inventaram teletransportadores chamados "Slipgates" que levam pessoas à diversos locais no espaço (e além), não importa a distância.

Mas, (sempre tem um "mas") sem querer querendo um dos Slipgates uniu duas dimensões, a nossa, e uma dominada por demônios, capiroto e Cia. Com isso, os demônios (também chamados de Quake) começaram a invadir a Terra, mataram todos os soldados que tentaram contê-los, e isso tomou uma escala tão grande que poderia destruir todo o planeta (a é culpa do governo).

É aí que o cara do Quake (ele não tem nome), ao bom e velho estilo Brucutu, pega uma espingarda e um machado e vai pra cima deles, para retirar o mal pela raiz, acabando com que os comandava.

Perceberam alguma semelhança com outro game da ID?? Sim... é a mesma história de Doom (análise dele aqui: Doom)!!!


Esses zumbis desgraçados só
morrem com explosões!!
Se lembram que eu disse na página do face do Blog (Página do NG) que o jogo foi o primeiro a ter um certo estilo gráfico? Bom, esse estilo é o verdadeiro 3D!! Ele foi o 1º game a ter suas texturas modeladas totalmente em 3D, pois antes, as coisas eram como uma folha de papel que girava para que você sempre veja o mesmo ângulo das coisas, já no Quake não!! Isso foi de grande ajuda à popularização do game, e, é claro, às suas vendas!!


De acordo com a Wikipedia, toda a série de jogos Quake vendeu 4 milhões de cópias,e isso, pra época, era uma coisa absurda!!

Sente só o gráfico...

O game segue o mesmo estilo de FPSs do ID, você anda (ou melhor, corre), atira em tudo o que se meche, explora um pouco do local (pra encontrar uma porrada de segredos e chaves de portas que você precisa abrir pra continuar a fase) e vai pra outra fase (nem sempre nessa ordem).



...meu PC só roda no mínimo, e fica travando!!
No jogo você pode andar, nadar, correr, pular, olhar com o mouse (se você segurar um certo botão, que no meu caso é o direito do mouse, dá pra olhar livremente pra todos os lados), atirar e mudar de arma.

Os inimigos do game são bem variados, tem vários tipos,  fracos, fortes, lentos, rápidos, que atacam de perto ou de longe... uma porrada de inimigos!!

Bom... prefiro a armadura do Quake 4...
Os gráficos do game são bonitos e combinam com os locais das fases, sem falar que é totalmente em 3D, então, pelo menos pra época, ele era muito bonito e inovador.


Quake é muito, mas muito frenético, você só consegue parar pra respirar quando todos os inimigos num raio de 5 metros estejam mortos. Cara, é muito frenético mesmo, você vai correndo, desviando de balas e demônios, matando eles enquanto altera a arma pra usar a melhor para acabar com um certo inimigo e ainda tenta pegar as caixas de munições por perto (tudo ao mesmo tempo), pelo jeito, os gamers de antigamente eram muito Hardcores!!


A velha, clássica e odiada lava apareceu mais uma vez!!
Assim como os outros FPSs da época, a campanha do game era bem curta, você zera o jogo em cerca de 5 horas, mas, como as fases tem inúmeros segredos, o jogador é motivado jogar de novo pra conseguir pegá-los e concluir 100% do game.




Nem me pergunte o que são essas coisinhas coloridas,
na minha versão do game elas não existem
A música do jogo não é muito presente, pelo menos na minha versão do Quake, eu tive que procurar na net pra ver como elas são! Mas pelo que eu vi (ou melhor, ouvi), são mais quietas e silenciosas, talvez pra você ouvir melhor os monstros e descobrir onde eles estão. Já o tema principal é um rock com dubstep bem frenético (o começo lembra muito o tema do Battlefield) que combina com o estilo do jogo. Eu deixei toda a OST do jogo no final da postagem, recomendo muito que
ouçam pelo menos o 1º minuto
dela ok?

"Soldado macho usa shortinho rosa colado!!!"
   -XxX_Pro_Gamer_XxX
Como já disse, a campanha do Quake é bem curta, então, além de colocar vários segredos no jogo, também fizeram o modo multiplayer, que funcionava tanto na internet, quanto em Lan. O multiplayer do game já não está mais ativo (também, o jogo existe há 18 anos!) e eu não pude jogar ele em Lan, mas eu achei o Quake Live (também conhecido como Quake Zero), que é um game da ID lançado em 2009 para PC, Mac e Linux. Ele é grátis, e como o Quake normal, bem frenético! Vocês podem baixá-lo aqui: Quake Live

*Menu Clássico*
Bom galera, resumindo, o Quake é um jogo divertido, inovador, frenético, viciante, bonito, bastante violento (pelo menos pra época) e difícil de enjoar. O único ponto ruim é que às vezes você não consegue descobrir pra onde deve ir, mas tirando isso, o jogo é perfeito!!

Nota final: 9,9




Tchau galeraaaa!!!

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